Blog

video - mod mtv

11/12/2011 18:47

renda e consumo local

03/08/2011 13:26

 

como organizar uma feira de trocas solidárias

03/08/2011 11:13

Veja como organizar uma feira de trocas solidárias em seu condomínio, rua ou clube:

1. Reúna ao menos dez participantes que possam levar bens e/ou serviços para trocar. Valem de alimentos caseiros, roupas, livros e objetos usados a aula de violão, corte de cabelo e coisas fora do mercado formal, como cuidar do gato ou fazer as compras.

2. Defina a data, a periodicidade e o local, que pode ser o clube, o salão de festas do condomínio ou um galpão alugado, por exemplo. Lá, os participantes vão expor suas mercadorias como quiserem: numa barraquinha de feira, numa mesa, toalha no chão e por aí vai.

3. Crie uma moeda social, uma nota com nome e identidade visual próprios, que não tem valor fora da feira – é como o dinheiro do jogo Banco Imobiliário, lembra? Imprima cerca de 50 unidades por pessoa (veja como cada participante consegue a moeda no item 4). O papel da moeda é permitir as trocas indiretas, do contrário, você poderia querer uma caneca, mas o dono dela não gostou de nada que você tem a oferecer – e aí, como ficaria?

4. Organize um banco, que compra com a moeda social uma cota dos produtos ou serviços durante a feira. Essa é a forma de colocar as moedas em circulação para a feira começar. Por isso, as pessoas devem se dirigir ao banco logo na chegada (os produtos ou serviços adquiridos pelo banco, por sua vez, podem ser revendidos na própria feira ou vendidos fora dela, e os recursos obtidos, usados na organização do próprio evento).

5. Defina o valor dos produtos ou serviços levados para trocar. Cada feira cria seu próprio parâmetro de valores. Por exemplo: um eletrodoméstico em bom estado pode valer de 10 a 20 moedas sociais; uma massagem, de 5 a 10; e uma camisa nova, 8.

6. Leve também materiais recicláveis para vender ou doar ao banco. No primeiro caso, o banco vende os resíduos à indústria da reciclagem. No segundo, ele os doa para cooperativas de catadores.

7. Guarde no banco as moedas sociais que sobrarem. Você irá recebê-las de volta na edição seguinte da feira.

Fontes: Felipe Bannitz, coordenador técnico da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas
 

Formulário de Participação

25/04/2011 03:32

Este é o link de quem estiver interessado em participar do processo de inscrição para participar de alguma maneira de nosso projeto seja localmente, seja por internet.

Este formulário facilita a compreenção de como podemos encaminhar os participantes dentro do projeto de uma forma mais eficiênte.

https://fs2.formsite.com/bancodehoras/form1/index.html

Redes Sociais : como desenvolver a rede comunitária

04/12/2010 20:23

Dicas para desenvolver rede comunitária:

1)Identificação das pessoas(lideres comunitários) que podem participar.
2)Visitas pessoais a essas lideranças locais com a distribuição do folder do projeto e de outros materiais de divulgação
3)Convites para participar de atividades.
4)A obtenção da adesão voluntária com o preenchimento de um cadastro em papel,formulário ou email.
5)Articular a Rede (Local), fazendo com que as pessoas sejam informadas do andamento do processo, capacitadas e chamadas a participar das atividades.

6)Assumir as responsabilidades da mediação como também exigir pelo menos condições minimas de atendimento e ter um local com capacidade de receber parceiros comunitários e solucionar suas dúvidas e necessidades dentro da legalidade

redes sociais - video

02/12/2010 21:57

 

Espaço para Reuniões

12/08/2010 06:37

Temos um espaço para iniciar nosso projeto social. A princípio é apenas um espaço para reuniões num determinado horário as quartas no bairro do Juvevê,Curitiba..

participação em fórum de economia solidária

28/06/2010 12:42

 

Estamos participando do fórum de Economia Solidária, o link é esse abaixo:

https://br.groups.yahoo.com/group/e_solidaria/

Acrescentando que esse fórum é para se informar das ações na area de Economia Solidária de

um modo geral.

twitter

28/06/2010 12:41

Acompanhe o desenvolvimento de nosso projeto no twitter. Nosso link é @bancodehoras

Como participar

28/06/2010 12:39

 

Estamos cadastrando pessoas com interesse em participar do nosso projeto social nos três

niveis de atuação:

Voluntários com interesse em ingressar na gestão do projeto;

colaboradores mesmo em outra cidade como no caso de pessoas que tem acesso a internet;

e pessoas que tem interesse em serem participantes do sistema futuramente desenvolvido pela

nosso projeto.